SOBRE A TEORIA DO OCEANO AZUL
A estratégia do oceano azul é provida de uma
década de estudo de Kim & Maugorne sobre 150 movimentos estratégicos
ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos – de 1880 a 2000.
A principal
conclusão do estudo: a única maneira de vencer a concorrência é não
competir com eles e torna-los irrelevantes.
O oceano azul cria uma demanda antes
inexistente, ou seja, cria um novo mercado onde não há com quem concorrer.
Portanto, é um mercado inovador pioneiro, onde há consumidores interessados na
nova criação de valor. O oceano azul
visa a alta utilidade + preços
lucrativos + baixo custo + diferenciação (principalmente).
·
ELIMINAR: quais tributos são considerados indispensáveis pelo setor.
·
ELEVAR: quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões
setoriais.
·
CRIAR: quais tributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados.
·
REDUZIR: quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões
setoriais.
Assim, para analisar o setor e criar uma nova
demanda, o modelo acima poderá auxiliar no momento de decisão para criar o novo
mercado. Para auxiliar ainda mais, há uma ferramenta chamada Matriz de Avaliação de Valor que capta
a situação atual do mercado e permite a compreensão dos atributos nos quais se
baseia a competição do setor escolhido. E também, mostra que a empresa deve
mover o foco dos concorrentes para setores alternativos – novas oportunidades,
e mover o foco dos clientes para os não-clientes do setor – que serão clientes
potenciais do novo mercado.
Para
ficar mais claro, será usado a estratégia do Cirque Du Soleil para
demonstração:
Em
comparação aos outros concorrentes, o Cirque Du Soleil “fez ao contrário”, ou
seja, removeu algumas atrações que
seus concorrentes possuíam; criou
outros tributos que não nunca foram oferecidos pelo setor – picadeiro único,
temas, ambiente refinado para o público, várias produções, e músicas e danças
artísticas; elevou o valor do setor
ao refinar o ambiente; e reduziu os
preços em comparação a concorrência.
Portanto,
conclui-se que o Oceano Azul é reconstrutivista,
pois a estratégia da empresa molda a estrutura do setor e reflete o fato de que
o desempenho da empresa nem sempre é ditado pelo entorno competitivo do setor.
A estratégia deve ser baseada em 6 fronteiras
a serem superadas e implementada por meio de 4 passos bem definidos e
amplamente testados para se entender como transformar não-clientes em clientes.
·
As 6 fronteiras
da estratégia do oceano azul:
1. Examine os setores alternativos.
2. Examine os grupos estratégicos dentro dos
setores.
3. Examine a cadeia de compradores.
4. Examine as ofertas de produtos e serviços
complementares.
5. Examine os apelos funcionais e emocionais dos
compradores.
6. Examine o transcurso do tempo.
·
Os 4 passos da
estratégia do oceano azul:
a) Despertar visual: Comparar sua empresa com os
concorrentes e verificar o que deve ser alterado.
b) Exploração visual: Sair a campo para explorar
as seis fronteiras, observar vantagens e que fatores se devem eliminar, criar
ou mudar.
c) Feira de estratégia visual: Construir uma
matriz de avaliação de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes,
clientes de concorrentes e não-clientes.
d) Comunicação visual: Criar e distribuir perfis
estratégicos em uma única página e apoiar apenas aqueles que permitem
implementar a estratégia.
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