SOBRE A TEORIA DO OCEANO AZUL

A estratégia do oceano azul é provida de uma década de estudo de Kim & Maugorne sobre 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos – de 1880 a 2000.
A principal conclusão do estudo: a única maneira de vencer a concorrência é não competir com eles e torna-los irrelevantes.
O oceano azul cria uma demanda antes inexistente, ou seja, cria um novo mercado onde não há com quem concorrer. Portanto, é um mercado inovador pioneiro, onde há consumidores interessados na nova criação de valor. O oceano azul visa a alta utilidade + preços lucrativos + baixo custo + diferenciação (principalmente).


 De acordo com a imagem acima, na estratégia do Oceano Azul devemos:
·         ELIMINAR: quais tributos são considerados indispensáveis pelo setor.
·         ELEVAR: quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais.
·         CRIAR: quais tributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados.
·         REDUZIR: quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais.

Assim, para analisar o setor e criar uma nova demanda, o modelo acima poderá auxiliar no momento de decisão para criar o novo mercado. Para auxiliar ainda mais, há uma ferramenta chamada Matriz de Avaliação de Valor que capta a situação atual do mercado e permite a compreensão dos atributos nos quais se baseia a competição do setor escolhido. E também, mostra que a empresa deve mover o foco dos concorrentes para setores alternativos – novas oportunidades, e mover o foco dos clientes para os não-clientes do setor – que serão clientes potenciais do novo mercado.
            Para ficar mais claro, será usado a estratégia do Cirque Du Soleil para demonstração:


            Em comparação aos outros concorrentes, o Cirque Du Soleil “fez ao contrário”, ou seja, removeu algumas atrações que seus concorrentes possuíam; criou outros tributos que não nunca foram oferecidos pelo setor – picadeiro único, temas, ambiente refinado para o público, várias produções, e músicas e danças artísticas; elevou o valor do setor ao refinar o ambiente; e reduziu os preços em comparação a concorrência.
            Portanto, conclui-se que o Oceano Azul é reconstrutivista, pois a estratégia da empresa molda a estrutura do setor e reflete o fato de que o desempenho da empresa nem sempre é ditado pelo entorno competitivo do setor.
A estratégia deve ser baseada em 6 fronteiras a serem superadas e implementada por meio de 4 passos bem definidos e amplamente testados para se entender como transformar não-clientes em clientes.

·         As 6 fronteiras da estratégia do oceano azul:
1.      Examine os setores alternativos.
2.      Examine os grupos estratégicos dentro dos setores.
3.      Examine a cadeia de compradores.
4.      Examine as ofertas de produtos e serviços complementares.
5.      Examine os apelos funcionais e emocionais dos compradores.
6.      Examine o transcurso do tempo.

·         Os 4 passos da estratégia do oceano azul:
a)      Despertar visual: Comparar sua empresa com os concorrentes e verificar o que deve ser alterado.
b)      Exploração visual: Sair a campo para explorar as seis fronteiras, observar vantagens e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar.
c)      Feira de estratégia visual: Construir uma matriz de avaliação de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes, clientes de concorrentes e não-clientes.

d)      Comunicação visual: Criar e distribuir perfis estratégicos em uma única página e apoiar apenas aqueles que permitem implementar a estratégia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOL LINHAS AÉREAS

CASAS BAHIA