GOL LINHAS AÉREAS
COMO A GOL LINHAS AÉREAS SE TORNOU UM EXEMPLO DE ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL?
Um grupo de empresários responsáveis por uma
empresa de transporte terrestre que faziam viagens de ônibus, se interessaram
pelo mercado de transporte aéreo e decidiram por entrar fazer parte do mesmo. O
capital inicial que permitiu a entrada do grupo as companhias aéreas foi de 20
milhões de reais, o que é considerado pouco para uma modalidade de transporte
tão cara.
Para este setor a empresa adotou o nome de GOL
linhas aéreas e competiam com grandes empresas que eram líderes na época, como:
TAM, VASP e VARIG. O grupo que comandava a GOL sabia que não tinham tanto
conhecimento e caixa para oferecer viagens tão luxuosas, onde a marca era o
conforto das companhias que atendiam este setor.
Com isso acreditaram que era possível trazer o
público que já conheciam para o setor de transporte aéreo, se fossem capazes de
oferecer um preço baixo, que pudesse ser comparado ao preço de um ônibus, e
fazer com que os consumidores de passagens de ônibus comparassem o preço e o
tempo e optassem por voar de avião.
Para isso a GOL, retirou o luxo e os confortos
que eram marca das companhias aéreas, buscaram um meio de venda das passagens
que fosse o mais barato possível e passaram a operar com uma maior quantidade
de voos noturnos e nas madrugadas, já que eram horários onde os aviões
costumavam ficar parados e com isso não lucrava, assim diminuíram os custos em
60% quando comparados com os custos de seus concorrentes.
Para alcançar essa “brecha” de mercado
encontrada pela GOL, passagens mais baratas foram oferecidas e uma comunicação
que dizia: “viaje de avião com o preço de ônibus”, trouxeram a esse mercado
novos consumidores, que antes diziam não se encaixar no meio de transporte
aéreo e agora podiam percorrer curtas distancias mais rápidas e com um preço
aproximado do que estavam acostumados a pagar. Com isso não só novos clientes
migraram para as companhias aéreas como os clientes das grandes companhias já
existentes no mercado passaram a serem clientes da GOL linhas aéreas.
A estratégia do oceano azul tem como aliada a
curva de valor, um gráfico que busca apresentar como as empresas se diferenciam
de fato através de uma comparação, aqui no blog apresentaremos a curva de valor
comparando a Gol, as líderes de mercado (TAM, VASP e VARIG) e o transporte
terrestre de ônibus, assim deixando claro quais foram as estratégias que a Gol
linhas aéreas tomou para se tornar um oceano azul e capitar clientes até mesmo
de outras modalidades de transporte.
Sendo a única empresa brasileira a atender a
classe mais baixas nesse mercado, a GOL, se tornou uma referência nos casos de
Oceano Azul e em 2007 comprou a VARIG uma das líderes de mercado e teve sua
empresa avaliada em 12 bilhões de reais e teve um crescimento de 17 vezes em
seu faturamento.
Atualmente a empresa passou por algumas
mudanças em seu posicionamento e é conhecida pela companhia aérea com poltronas
mais confortáveis, os preços não são mais tão baixos como no começo da
companhia, abrindo mercado para que um novo oceano azul começasse com a Azul
linha aéreas, que adotou a característica de preços mais baixos combinados com
destinos que nenhuma outra companhia chega, como cidades no interior do Centro
Oeste, Norte e Nordeste entre outros destinos inusitados.
Fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-estrategia-do-oceano-azul-o-caso-gol-linhas-aereas/21556/
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