TEORIA DO OCEANO VERMELHO
Ao falar de estratégias competitivas,
identifica-se uma estratégia conhecida como Oceano Azul e em contrapartida, há
o mercado do Oceano Vermelho. É um ambiente muito competitivo em que os
concorrentes competem intensamente em um mesmo Mercado.
As empresas realizam
ações praticamente idênticas, levando a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços, dado que a luta acirrada entre as empresas pode transformar rapidamente toda a inovação duramente alcançada em algo obsoleto, mediante os esforços dos demais players em superar cada iniciativa do mercado.
Elas possuem
serviços e produtos parecidos e não possuem foco em diferenciação, mas sim, em
baixo custo. O nome Oceano Vermelho surge da má impressão de um oceano sangrento,
povoado por tubarões e considerado um local de constantes batalhas, que seriam
as indústrias concorrentes. É praticamente o oposto do mercado do Oceano Azul, como ilustra a imagem abaixo.
Comentários
Postar um comentário