TEORIA DO OCEANO VERMELHO

Ao falar de estratégias competitivas, identifica-se uma estratégia conhecida como Oceano Azul e em contrapartida, há o mercado do Oceano Vermelho. É um ambiente muito competitivo em que os concorrentes competem intensamente em um mesmo Mercado. 
As empresas realizam ações praticamente idênticas, levando a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços, dado que a luta acirrada entre as empresas pode transformar rapidamente toda a inovação duramente alcançada em algo obsoleto, mediante os esforços dos demais players em superar cada iniciativa do mercado.
Elas possuem serviços e produtos parecidos e não possuem foco em diferenciação, mas sim, em baixo custo. O nome Oceano Vermelho surge da má impressão de um oceano sangrento, povoado por tubarões e considerado um local de constantes batalhas, que seriam as indústrias concorrentes. É praticamente o oposto do mercado do Oceano Azul, como ilustra a imagem abaixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASAS BAHIA

GOL LINHAS AÉREAS

SOBRE A TEORIA DO OCEANO AZUL