A Estratégia do Oceano Azul na Empresa Nacional - Exemplos e Inspirações

Encontrar uma estratégia competitiva eficaz no mercado é um grande desafio sobre muitos aspectos.

Na prática, existem algumas questões cruciais que incomodam as empresas: Como é possível ser mais produtivos em termos de vendas? Que novas oportunidades não estão sendo exploradas? Será que nossos principais concorrentes estão preparando algumas “surpresas”, para dominar o mercado que já é nosso? Porque alguns dos nossos produtos têm dificuldade de penetração? Como podemos convencer os clientes de que nossos produtos são mais vantajosos do que os de nossos concorrentes? 


A estratégia do oceano azul ajuda a responder estas questões de forma inovadora, possibilitando um posicionando vantajoso frente à concorrência. Em geral, as empresas que fizeram movimentos estratégicos vencedores não recorreram à concorrência como paradigma. Alinharam inovação com utilidade, preços e ganhos de custo, em vez de se esforçar para vencer o concorrente. 


A estratégia deve ser baseada em 6 fronteiras a serem superadas e implementada por meio de 4 passos bem definidos e amplamente testados para se entender como transformar não-clientes em clientes.


As 6 fronteiras da estratégia do oceano azul:
  • Examine os setores alternativos
  • Examine os grupos estratégicos dentro dos setores
  • Examine a cadeia de compradores
  • Examine as ofertas de produtos e serviços complementares
  • Examine os apelos funcionais e emocionais dos compradores
  • Examine o transcurso do tempo

A seguir os quatro passos de visualização desta estratégia: 

  • O despertar visual - analisar suas competências, suas qualidades positivas e negativas. 
  • A exploração visual - descobrir como está sendo percebido no mercado. 
  • Visualize a estratégia - montar seu plano tático estratégico. 
  • Faça a comunicação visual - comunicar este plano ao mercado. 



O oceano azul na rede de cafés:


Um exemplo de um novo mercado que surgiu é o de cafés especiais – o “Oceano Azul” do segmento de café. O setor do qual marcas como Orfeu, Spress e Astro fazem parte, é considerado hoje o mais promissor da cafeicultura. 

O Brasil é líder mundial na produção deste café detendo um terço da produção, e ainda existe muito espaço para crescimento. Apenas 0,1% dos cafeicultores produzem cafés especiais. 

Enquanto o mercado tradicional cresce a taxa de 4% ao ano, o de cafés nobres cresce a 20%(gap no mercado), segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café. O quilo do café tradicional é vendido a 9 reais no supermercado, enquanto o especial pode chegar até a 100 reais. 

A fazenda Ipanema, sediada no sul de Minas está nadando num verdadeiro “Oceano Azul”, pois é a única fornecedora brasileira da Starbucks, a rede de cafeterias que conta com 13 000 lojas espalhadas por 40 paises, e faturou 7,8 bilhões de dólares em 2006. Uma verdadeira grife do café a nível mundial. 

Mas quando fazer a estratégia do oceano azul? Segundo Chan Kim, não se deve esperar pela crise. Faça isso enquanto está produzindo bons números e o acionista está feliz. Mesmo que você pense que sua estratégia atual está indo bem, quando utilizar a metodologia e fizer os quatro passos sugeridos na estratégia, verá que está nadando num mar vermelho. 







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